Descobrir os "mistérios" da Estrada de Sintra, perder-se nos trilhos verdes da serra ou visitar palácios magníficos, como a Pena, Monserrate, Quinta da Regaleira ou o Convento dos Capuchos são desafios a que milhares de turistas nacionais e estrangeiros respondem ao longo de todo o ano com visível entusiasmo.
Corpo do artigo
A paisagem verdejante da serra esconde palácios carregados de lendas e mitos, que fazem as delícias dos visitantes. Mas, como "capital do romantismo", Sintra é também um convite permanente ao namoro, com percursos pedonais, que começam logo no Centro Histórico da vila Património Mundial da UNESCO. Há dezenas de jardins sumptuosos, fontes e miradouros para percorrer a dois.
A par de conjuntos arquitetónicos de grande valor patrimonial, como a Quinta da Regaleira, a serra esconde monumentos menos conhecidos, como o Convento dos Capuchos. Trata-se de um edifício construído no século XVI, totalmente escavado numa rocha, onde a pobreza era levada ao extremo pelos frades que o habitaram. Assim, aos visitantes impressiona logo a reduzida dimensão das suas divisões, com portas revestidas a cortiça com altura inferior à de um homem.
A zona tem ainda praias de rara beleza natural, como a Adraga, Maçãs ou Praia Grande. Para chegar à costa, é possível apanhar o elétrico turístico, que parte da vila e percorre a serra. Para adoçar a visita, nada como degustar as famosas queijadas e travesseiros num café do centro da vila.