No Parque do Buçaquinho, todos os caminhos vão dar a lagoas. Há recantos com aroma a rosmaninho ou alecrim, famílias de Pato-Real a cruzar caminhos, mantos de relva a acabar no pinhal, exploradores da biodiversidade, música ao vivo na esplanada...
Corpo do artigo
São 24 hectares de parque ambiental semeado em área florestal, pensado para lazer, conservação da natureza, observação e interpretação da avifauna, apimentados com atividades lúdicas e pedagógicas e uma programação cultural q.b..
Situado entre os territórios balneares de Esmoriz e Cortegaça, em Ovar, o Buçaquinho é o destino para começar um dia ideal - deleitar-se com um rico pequeno-almoço ou "brunch" longe do bulício, enquanto se lê o jornal ou os olhos repousam na paisagem, na Cafetaria, seguido de uma caminhada pelos percursos lagunares. Também convida a um final de tarde relaxado, no regresso das praias ovarenses, ou a uma noite em ambiente musicado.
Local de passagem e nidificação de aves migratórias, o parque dispõe de uma torre e dois postos de observação da avifauna, caminhos marcados pela cadência e diversidade da vegetação, seis lagoas, ilhas flutuantes de plantas macrófitas, jardim de ervas aromáticas, parque infantil, centro de educação ambiental e cafetaria.
Integrado na ecopista do Atlântico e perto da Barrinha de Esmoriz e do perímetro florestal das dunas de Ovar, no Buçaquinho, são disponibilizadas, grátis, bicicletas para passeio.