Barra em matemática e um dos 10 melhores do Mundo a nível de Cálculo Mental (SuperTmatiks), João Paulo Dias, de 7 anos, de Valongo, foi um dos vencedores de um vale de compras de 500 euros oferecido pela Staples, no âmbito da iniciativa "Regresso às Aulas".
Corpo do artigo
"Ele tem um cálculo mental um bocadinho avançado para a idade. Decora tudo muito rápido e faz bem as contas", conta a mãe Liliana Santos, de 33 anos, exemplificando: "Ao fazermos as compras, o João soube ver os preços, qual o mais barato e qual compensa mais comprar. Tem um grande raciocínio".
Em casa, as irmãs mais velhas - Inês, de 16 anos (12.o Ano), e Beatriz, de 10 (5.o Ano) - estimulam o benjamim da família, embora ele diga não precisar de "estudar muito". "A Inês é uma aluna normal, a Beatriz destacou-se sempre, mas o João é ainda melhor aluno", revela a mãe, orgulhosa pelo comportamento dos três na escola.
E a verdade é que é tal a apetência para os números, que o jovem sabe bem qual o caminho a seguir. "Quero ser professor de matemática, pois gosto de ensinar", atira João Paulo, que nos tempos livres adora videojogos, em especial o "InaZuma Eleven", de futebol.
Material em quantidade
Por essa razão, não é de estranhar que, quando soube que tinha sido selecionado, o primeiro pedido do estudante tenha sido um computador. "Ele adora informática e tudo o que seja jogos, desafios de matemática e concursos. Era o sonho dele", justifica a mãe.
No entanto, o vale não foi só utilizado para satisfazer os caprichos do petiz. O carrinho da Staples estava recheado de material escolar, que segundo Liliana Santos "estava fora de questão comprar em tanta quantidade" se não tivessem ganho o prémio. "Todos os anos faço uma lista do que eles precisam e é o básico. Não há lugar para extras", frisou a mãe de João.
"Boa parte do orçamento é para a alimentação deles"
A ganhar o salário mínimo, com os três jovens a cargo, e sem qualquer tipo de apoio por parte do pai dos filhos, Liliana Santos, cabeleira de profissão a quem a crise a empurrou para a área das limpezas, precisa de fazer uma grande ginástica para fazer esticar o dinheiro até ao final do mês, de forma a que o essencial não falte em casa.
Por esse motivo, os vales de compras do Pingo Doce vão permitir a esta mãe aliviar um pouco a carteira nos tempos mais próximos. "O prémio vem ajudar muito, até porque uma boa parte do orçamento é para alimentação deles", refere Liliana Santos, anotando que com o regresso às aulas "há um acréscimo nas despesas", pois "têm de levam dois lanches cada um para a escola".
Aproveitar promoções
"Isto vezes três filhos, dá seis lanches diários, mais as refeições", avança a mãe de João_Paulo, que estabelece um orçamento semanal entre os 40 e os 50 euros para gastos com a alimentação, e "mais um bocadinho na carne e peixe fresco", que vai adquirindo conforme a necessidade.
Para poupar, uma das primeiras coisas que Liliana Santos faz é aproveitar as promoções". "Por exemplo, se as bolachas deles estão em promoção, aproveito para comprar quatro ou cinco pacotes para dar para mais tempo e assim não volto a comprar tão cedo. Também faço isso com o leite, os cereais, a fruta e a carne", diz a mãe de João Paulo, salientando que vai aproveitar os vales Pingo Doce para comprar "essas coisas mais importantes, onde gasta mais dinheiro".