Chá, bolos caseiros, caipirinhas e arte podem conviver no mesmo espaço? Na Casa de Chá, em Aveiro, podem. E fazem-no da melhor forma possível, num edifício que também alberga o Museu de Arte Nova.
Corpo do artigo
A Casa Major Pessoa, situada ali, mesmo em frente à ria, é um dos edifícios mais fotografados de Aveiro. No primeiro andar alberga o pequeno Museu de Arte Nova. No rés-do-chão, surgiu um espaço que levou uma nova dinâmica à cidade. Durante o dia, faz jus ao nome e é uma típica casa de chá, com uma decoração leve, com bom gosto e acolhedora, onde há mais de uma centena de chás para degustar, acompanhados por bolos caseiros que fazem crescer água na boca só de os ver na vitrina, como quem chama os clientes sem falar.
À noite, no pátio da antiga habitação familiar, símbolo da Arte Nova em Aveiro, a história é outra. Há música, caipirinhas, cor e boa disposição, a partir do momento em que se passa o portão do edifício, virado para a Praça do Peixe. A palavra de ordem passa a ser "festa" e o requintado espaço consegue ganhar, facilmente, o galardão de um dos locais mais agradáveis da cidade da ria.