A GNR de Barcelos deteve um homem suspeito de abastecer sem pagar em bombas de gasolina da região, usando carros com matrículas falsas e equipados com dois depósitos. Vila Verde, Braga, Ponte de Lima, Guimarães e Barcelos eram concelhos onde atacava. O suspeito, de 48 anos, desempregado e com cadastro por violência doméstica, foi intercetado segunda-feira. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Deixou vários donos de gasolineiras à beira de um ataque de nervos. Muitos deles tinham até imagens suas, captadas por sistemas de videovigilância.
A operação da GNR envolveu uma busca à sua residência, em Barcelos, onde foram apreendidas três viaturas, duas com matrículas falsas e dois depósitos, 22 bidões vazios e sete bidões de 60 litros cheios de combustível. Tinha ainda dois funis, mangueiras e um motor para trasfega de combustível, para além de mais matrículas falsas.
A GNR suspeita de que o homem terá usado o estratagema em mais de uma dezena de situações. A gasolina era depois vendida a terceiros, a preços mais baixos.
Apenas em duas ocasiões, no posto do Intermarché de Vila Verde, o suspeito terá metido, há dias, 245 litros de gasolina em dois carros. José Cepa, dono do Intermarché ficou espantado quando viu o registo das câmaras de videovigilância. Os funcionários ainda tentaram deitar--lhe a mão, mas não o conseguiram deter.
Levado ontem a tribunal, o desempregado ficou obrigado a apresentar-se periodicamente às autoridades e a regularizar as viaturas usadas nos furtos.
* COM ALEXANDRA LOPES