A Polícia de Segurança Pública portuguesa e o Corpo Nacional de Polícia espanhol vão colaborar no período da Páscoa, com equipas de ambas as forças de segurança deslocadas em cidades do país vizinho, anunciou a PSP.
Corpo do artigo
A colaboração permitirá que o CNP coloque equipas suas a trabalhar com os colegas portugueses nas cidades de Lisboa, Braga e Faro, entre quinta-feira e domingo, enquanto a PSP irá estar entre quinta-feira e 7 de abril na localidade de Benalmádena, perto de Málaga, onde são esperados muitos estudantes provenientes de Portugal em viagens de finalistas.
A PSP, "no período entre os dias 28 e 31 de março, contará com a presença, nas cidades de Lisboa, Braga e Faro, de equipas policiais do Corpo Nacional de Policia (CNP), numa decisão inédita de materializar a ligação histórica entre os dois países da Península Ibérica, concretamente em termos securitários", anunciou a polícia portuguesa em comunicado.
Esta força de segurança precisou que é uma iniciativa que vai permitir que a PSP "apoie a atividade desenvolvida pelo CNP e garanta uma ligação mais estreita com os milhares de portugueses que se deslocam para aquela zona nesta altura do ano".
A PSP referiu, ainda, que esta colaboração permite o "aprofundamento da cooperação transfronteiras, em particular no domínio da luta contra o terrorismo", no âmbito do Acordo de Cooperação Policial e Aduaneira entre Portugal e Espanha.
"Considerando a cooperação existente entre as duas polícias ibéricas, dando seguimento às boas práticas já desenvolvidas no tocante à criminalidade transfronteiriça, após autorização do Ministro da Administração Interna, a PSP convidou a sua congénere espanhola, o CNP, para articular (...) a receção dos milhares de visitantes espanhóis que estarão em Portugal nesta Páscoa, principalmente nas cidades de Lisboa, Braga e Faro", acrescentou.
O Corpo Nacional de Polícia vai patrulhar as três cidades portuguesas com "equipas de dois elementos policiais cada, em viaturas policiais caracterizadas da polícia espanhola, que serão permanentemente acompanhadas por viaturas policiais da PSP", segundo o texto, frisando que têm como missão "auxiliar o contacto entre os polícias portugueses da PSP e os cidadãos espanhóis que visitam Portugal".
A PSP também vai patrulhar Benalmádena com carros próprios e com o apoio de uma viatura do CNP, "garantindo, assim, uma maior visibilidade e uma ligação mais próxima entre os visitantes e a polícia", precisou.