O Instituto de Meteorologia colocou hoje, domingo, dezasseis distritos, dos dezoito do continente, em alerta amarelo, e a Madeira em alerta laranja devido às previsões de frio, vento, chuva e agitação marítima.
Corpo do artigo
Coimbra e Aveiro são os únicos distritos que estão sem qualquer aviso, o mesmo acontecendo com o arquipélago dos Açores.
O aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, representa situações de risco para determinadas actividades, que estão dependentes das condições meteorológicas, enquanto o aviso laranja indica situação de risco moderado a elevado.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje, domingo, tempo frio com céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado, de sul para norte, a partir da manhã.
Esperam-se períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da tarde no litoral da região Sul, estendendo-se gradualmente ao interior e à região Centro e sendo por vezes fortes no final do dia no Alentejo e no Algarve.
Segundo o IM, o vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando de sueste moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e forte (35 a 55 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas a partir do fim da tarde.
As temperaturas mínimas previstas para este domingo variam entre os seis graus abaixo de zero em Bragança e os seis graus em Faro.
Já as temperaturas máximas previstas variam entre os dois graus na Guarda e os 14 em Sagres.
Nos Açores, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento noroeste fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 65 km/h.
Para a Madeira, o IM prevê céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva temporariamente forte, passando a aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial a partir da tarde.
O vento será moderado (25 a 35 km/h) de sudoeste, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 50 km/h) de oeste.
Nas zonas montanhosas, o vento soprará forte a muito forte (50 a 70 km/h) com rajadas até 110 km/h.
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima.