O jornalista Afonso Camões assumiu esta segunda-feira a direção do título da Controlinveste Conteúdos substituindo no cargo Alfredo Leite, que assumia as funções interinamente desde a saída de Manuel Tavares em agosto.
Corpo do artigo
Afonso Camões, que até sexta-feira presidiu formalmente à Agência Lusa, será acompanhado na direção por Domingos de Andrade (ex-diretor de programas e informação do Porto Canal), como diretor executivo.
A nova direção, cuja restante composição será conhecida em breve, foi apresentada esta segunda-feira à redação pelo presidente do Conselho de Administração da Controlinveste Conteúdos, Daniel Proença de Carvalho, e pela Comissão Executiva, composta por Vítor Ribeiro (CEO), José Carlos Lourenço (COO) e Pedro Coimbra (CFO).
"O JN é um grande jornal há 126 anos e nós estamos determinados a manter a fidelidade do jornal à sua cidade e à sua região. Somos o único jornal sediado no Porto. Um bom jornal é a cidade e a região a dialogar com o país e com o mundo. Nós estamos determinados a fazer do Jornal de Notícias o melhor jornal português" disse o novo diretor. Afonso Camões revelou que nos "próximos dois meses" irá "introduzir pequenos ajustamentos que serão já bem visíveis no princípio de janeiro.
O novo diretor do JN tem 57 anos, é diplomado em jornalismo pelo CFPJ, Paris, e pós-graduado pela Universidade Moderna de Lisboa. Obteve o título profissional de jornalista em "O Primeiro de Janeiro", em 1979.
Afonso Camões e Domingos de Andrade receberam parecer positivo por parte do Conselho de Redação do Jornal de Notícias, que em comunicado disse esperar que a intervenção da nova direção venha a "reposicionar a marca JN e afinar a relação do JN com os leitores, a cidade, a região e o país, assegurando uma cobertura de proximidade e a reconquista da influência em Lisboa".