A Alemanha recebeu, esta quarta-feira, o primeiro doente infetado com o vírus Ébola, um funcionário da Organização Mundial de Saúde, que se encontrava destacado na Serra Leoa.
Corpo do artigo
Rico Schmidt, porta-voz das autoridades sanitárias de Hamburgo, indicou que o funcionário da OMS infetado com o vírus Ébola já está internado na clínica universitária de Hamburgo-Eppendorf (UKE), depois de ter chegado às 10.00 horas locais (09.00 horas em Portugal continental) ao aeroporto da cidade, num avião especialmente preparado para a operação.
O doente foi levado para uma ambulância, também adaptada à situação, e transferido de imediato, com escolta policial, para o centro hospitalar.
O paciente, cuja nacionalidade ainda não foi divulgada, encontrava-se na Serra Leoa e vai ser tratado na secção especializada em doenças tropicais da UKE.
No final de junho, a OMS pediu à clínica de Hamburgo para receber e prestar cuidados médicos a um outro funcionário da organização, mas o doente acabou por morrer antes de ser transportado para a Alemanha.
Até ao momento, morreram 1427 pessoas na Libéria, Guiné Conacri, Serra Leoa e Nigéria, vítimas de Ébola, segundo os últimos dados da OMS.