A resolução de problemas de Matemática é a maior dificuldade revelada pelos alunos dos 1º e 2º ciclos do básico nas provas de aferição deste ano. A conclusão é do Gabinete de Avaliação Educacional, que também alerta para falhas no conhecimento da língua portuguesa.
Corpo do artigo
A média nacional da prova de aferição de Matemática do 1º ciclo chegou aos 70,8% e perto de 89% dos alunos conseguiu resultados satisfatórios, bons ou muito bons. Revela um "desempenho global bastante bom", conclui o Gabinete de Avaliação Educacional (Gave).
Os relatórios sobre provas de aferição de Matemática - que contêm erros de cálculo, um deles apresentando um 48% como resultado da soma de 29,2% mais 4%... - adiantam ainda uma média de 61,7% para os alunos do 2º ciclo (77% deles com avaliação positiva, apesar de o Gave concluir que 47,7 com 20,8 e 8,5 dá 79%), um "desempenho médio" tido como "razoável".
O 1º ciclo revela "um bom conhecimento" de conceitos e procedimentos, área em que o 2º ciclo é "satisfatório". A dificuldade, em ambos os ciclos, estará sobretudo na resolução de problemas matemáticos, área temática em que houve menos classificações máximas.
O Gave recomenda, por isso, mais "experiências matemáticas em que os alunos resolvem problemas com contexto, discutem as suas estratégias de resolução e analisam o significado das suas soluções". Aos professores do 2º ciclo aconselha ainda a trabalhar com os alunos "a comunicação escrita das ideias e raciocínios matemáticos" e denota a "preocupante falta de sentido crítico face à plausibilidade das soluções" que os estudantes apresentam.
Na Língua Portuguesa, as médias desceram face a 2009 (de 74 para 70% no 1º ciclo e de 67 para 65% no 2º), mas os resultados são considerados "bom" e "razoável", respectivamente. Aqui, a maior dificuldade dos alunos está no "conhecimento explícito da língua" nos estudantes do 2º ciclo, área temática cuja média nacional está nos 51%.
No alunos mais novos, a leitura (68% de média nacional) é a pior classificada, sendo sugeridas actividades que ajudem à identificação de ideias explícitas num texto.