Governo de Andorra diz que a análise dos relatórios preliminares sobre o acidente no túnel de Dos Valires ainda "não permitiu chegar a nenhuma conclusão".
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros de quarta-feira, o ministro das Finanças andorrano, Pere López, adiantou que o Executivo do Principado "continua a estudar e analisar atentamente" os relatórios preliminares sobre o acidente no túnel de Dos Valires.
Segundo o ministro, os relatórios que o Governo andorrano recebeu da empresa UTE, que elaborou o projecto, e da empresa responsável pelo controlo de qualidade, são "preliminares e ainda não permitiram ao Conselho de Ministros chegar a nenhuma conclusão".
Apesar de "não se ter fixado um calendário nem prazo para a recepção dos relatórios finais", Pere López garantiu que a intenção do Executivo é "receber os relatórios necessários já na próxima semana para continuar com a análise das causas do acidente", que matou cinco trabalhadores e feriu outros seis, todos de nacionalidade portuguesa.
"É preciso esperar pela próxima semana, altura em que o Governo deverá receber informações mais detalhadas, para poder retirar primeiras conclusões, e se poder começar a tomar as decisões e acções necessárias", salientou.
Pere López mostrou-se convicto de que na próxima sessão do Conselho de Ministros local, na próxima quarta-feira, o Executivo chefiado por Jaume Bartumeu já tenha recebido os relatórios finais das empresas e dos técnicos do Governo.
O ministro das Finanças explicou ainda que os trabalhadores que se encontravam a trabalhar na parte oeste do túnel (local do acidente), obras que se encontram paralisadas, foram transferidos para outras empreitadas e os que não estão a trabalhar têm salário garantido.
O acidente, cujas causas estão a ser investigadas, aconteceu a 07 de Novembro quando ruiu uma parte da estrutura do túnel de Dos Valires, causando a morte a cinco portugueses e ferimentos noutros seis, que já tiveram alta médica.