Os jovens devem permanecer "firmes na fé" para responder a desafios como a "superficialidade, o consumismo e o hedonismo imperantes" com que se deparam no mundo actual, afirmou o papa Bento XVI, esta quinta-feira, à chegada a Madrid.
Corpo do artigo
"Tanta banalidade no momento de viver a sexualidade, tanta falta de solidariedade, tanta corrupção", afirmou Bento XVI, nas suas primeiras palavras em Espanha, pouco depois de chegar ao aeroporto de Barajas, na capital Madrid.
Bento XVI deixou mensagens de saudação aos jovens presentes em Barajas, e às centenas de milhares que acorreram a Madrid, uma cidade "hospitaleira e de portas abertas" onde se "encontrarão com a fé", manifestando "a firmeza da sua fé".
Depois de agradecer aos reis, às autoridades e aos peregrinos, Bento XVI referiu-se especialmente à situação que vivem os cristãos em várias partes do mundo, onde são alvos de discriminação e ataques pela sua fé.
Por isso, insistiu, os católicos devem manifestar "firmeza na sua fé, partilhando-a com outros" já que "não estão sós e não devem ter vergonha".
"Não poucos jovens, por causa da sua fé em Cristo, sofrem em si próprios a discriminação", afirmou.
Bento XVI saudou depois as restantes individualidades civis e religiosas presentes, antes de entrar no papa-móvel a caminho de Madrid.