O avião de Bento XVI aterrou, esta quinta-feira, às 11.45 horas locais (10.45 em Lisboa) no aeroporto de Barajas, em Madrid, onde o papa irá presidir aos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude.
Corpo do artigo
O papa viajou acompanhado a bordo pelos três cardeais espanhóis que integram a Cúria Romana (Antonio Cañizares, Julián Herranz e Eduardo Martínez Somalo) e ainda pelo secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.
À espera de Bento XVI estavam os reis de Espanha, o primeiro-ministro, vários outros membros do Governo espanhol e cerca de dois mil jovens com bandeiras espanholas, escolhidos para receber o pontífice.
Cerca de um milhão de cristãos acorreram a Madrid para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Entre os peregrinos, há cerca de 10 mil portugueses.
Dois padres, sete leigos e um rapper compõem a "Banda J", um grupo de "inspiração cristã" que está encarregue da animação do encontro inédito que milhares de peregrinos portugueses mantêm com 17 bispos portugueses, em Madrid.
O encontro, que coincide com a Jornada Mundial da Juventude, decorre na Madrid Arena, onde se esperam até 10 mil portugueses, que em festa, e muito antes das portas se abrirem, já cantavam e celebravam.
Nascida em 2003 e formada por jovens de vários pontos da diocese da Guarda, a "Banda J" quer, segundo o próprio site do grupo, "testemunhar Jesus através da música, de manifestar o Seu amor, e de ser Instrumento de Evangelização".
Com dois álbuns editados ("Abraços" e "Obrigatório Ser"), a "Banda J" abre um programa que, formalmente, começa com a oração de Laudes, uma das horas litúrgicas da Liturgia das Horas que se destina a santificar o tempo da manhã.
Além da catequese, conduzida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o encontro da Madrid Arena incluirá uma missa e um almoço.
Na sala predominam as camisolas verdes, uma das duas distribuídas no kit preparado pelo Departamento Nacional da Pastoral JuveniI (DNPJ), entidade encarregue de organizar a participação dos portugueses na JMJ.
O objectivo é que os jovens usem as camisolas das duas cores para que assim se identifique melhor o grupo dos portugueses, especialmente nos grandes eventos de sábado e domingo.
Entre as individualidades presentes na Madrid Arena estarão o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro Mendonça e Moura, o responsável consular, João Castel-Branco da Silveira e o director da secção de jovens da Santa Sé, Eric Jacquinet.