Os ministros da Saúde da União Europeia foram convocados de emergência para acordar medidas comuns de combate à epidemia de Ébola. Uma das propostas é a verificação da temperatura aos passageiros provenientes da Serra Leoa, Libéria e Guiné em todos os aeroportos comunitários.
Corpo do artigo
A medida ainda não foi aprovada, mas será umas das formas de combate ao Ébola que sairá da reunião dos ministros. Alguns países africanos já fazem controlos de temperatura de passageiros, mas a Europa considera que estes não são executados de forma credível, revela o jornal espanhol "El Pais".
Ainda assim, esta medida não afetará todos os passageiros provenientes dos países mais afetados pelo Ébola, já que não abrange os passageiros que tomem voos de ligação noutros países foram do espaço europeu.
A União Europeia considera que a melhor forma de combater a doença é a criação de medidas conjuntas, que permitam uniformizar a contenção da doença. "É imperativo que nos envolvamos para assegurar que temos meios à nossa disposição", afirma-se numa carta enviada pela presidência italiana da UE aos ministros as Saúde dos estados-membros.