Um avião C-130 da Força Aérea parte esta quinta-feira, pelas 8.30 horas, com 83 homens para auxiliar as autoridades madeirenses no combate às chamas no incêndio da fregu8esia de São Gonçalo, no Funchal, segundo fonte do Ministério da Administração Interna.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Associação Nacional de Protecção Civil (ANPC) disse que "o Governo da República, através do Ministério da Administração Interna [MAI], acordou com o Governo Regional da Madeira o envio de uma Força Conjunta (FOCON) composta por um efetivo de 83 elementos", com membros do Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro da GNR (GIPS), uma Força Especial de Bombeiros (FEB) e Bombeiros Voluntários e um Grupo de Comando da ANPC.
Anteriormente, uma fonte do MAI tinha informado que um avião C-130 da Força Aérea partia ainda durante esta madrugada para o Funchal, com 81 homens para auxiliar as autoridades madeirenses no combate às chamas no incêndio da freguesia de São Gonçalo, no Funchal, que deflagrou ao final da tarde de quarta-feira.
A nota da Proteção Civil refere ainda que o avião militar partirá ao início da manhã da Base do Montijo, uma informação que o MAI também já tinha adiantado.
Na sequência deste incêndio, a Câmara do Funchal ativou o plano municipal de emergência, tendo ainda disponibilizado o espaço dos Viveiros para os desalojados puderem ficar.
Psicólogos, assistentes sociais e funcionários da autarquia estão a ser solicitados para prestar apoio.