Os professores de Matemática consideraram o exame do 12.º ano "extenso e com grande grau de dificuldade", prevendo classificações médias baixas e dificuldades no acesso ao superior, devido a uma prova que "prejudicou seriamente o aluno médio".
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Em declarações à agência Lusa, Jaime Carvalho e Silva, da Associação de Professores de Matemática (APM), criticou a extensão e grau de dificuldade do exame, "com perguntas diretas que exigiam muitos cálculos".
"Facilmente o aluno médio se perderia", defendeu o professor, que criticou ainda o tempo que os alunos eram obrigados a dispensar para concluir a prova, demasiado longa para um aluno médio.
"Não há nada no programa que diga que a velocidade de resolução dos exercícios conta para a avaliação, e esta prova é injusta para aqueles que precisam de mais tempo", disse.
Para a APM, este era um exame composto quase exclusivamente por perguntas difíceis, o que faz dele "uma prova desequilibrada".
"Não podemos pensar só nos alunos de elite. Os alunos médios são seriamente prejudicados", afirmou, adiantando que prevê que haja muitas inscrições para uma 2.ª fase, também a pensar no acesso ao ensino superior, uma vez que a disciplina é fundamental para as áreas científicas.
Entre os aspetos que surpreenderam os professores estão a ausência de qualquer questão de aplicação da Matemática, que transformou o exame numa prova mais abstrata. A APM criticou ainda o "ênfase excessivo" nas fórmulas e cálculo, deixando de parte o raciocínio.
Exemplificando, Jaime Carvalho e Silva referiu que logo a primeira questão com a qual os alunos foram confrontados exigia a aplicação de três fórmulas, "uma das quais relativamente invulgar".
O professor de Matemática apontou ainda a uma das questões do exame um grau de dificuldade que supera aquilo que é exigido pelo programa de Matemática.
Já o exame de Matemática B (10.º e 11.º anos) foi, do ponto de vista da APM, uma prova "normal, dentro das expectativas e do que tem sido aplicado nos últimos anos", não esperando surpresas nas notas dos alunos.
Mais de 50 mil alunos do ensino secundário foram às escolas prestar provas a Matemática A e Matemática B, e os resultados dos exames da 1.ª fase do ensino secundário são divulgados a 11 de julho.