Fenprof quer reunir-se com Crato para discutir vinculação de docentes e concursos
A Fenprof quer reunir-se com o ministro da Educação, Nuno Crato, para discutir a diretiva da Comissão Europeia, que determina a vinculação dos professores sucessivamente contratados, e para apresentar propostas de revisão para os concursos de docentes.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), foi enviado ao ministro da Educação um ofício a pedir uma reunião a 20 de janeiro, para discutir a diretiva comunitária relativa aos professores contratados, as condições em que decorreu a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades dos professores e a revisão dos concursos de contratação de docentes.
Relativamente à diretiva comunitária, a Fenprof sublinha que ela implica matéria de "negociação obrigatória" com os sindicatos, pelo que pretende saber "para quando está previsto o necessário processo negocial".
O Governo tem até ao início da próxima semana para dar cumprimento a uma diretiva comunitária que determina a vinculação aos quadros do Ministério da Educação e Ciência dos professores sucessivamente contratados, que representem necessidades permanentes das escolas.
Quanto aos concursos, a federação sindical entende que "as atuais normas são responsáveis por injustiças que se têm agravado pelo efeito combinado com outras políticas", e quer, por isso, "ver aberto um processo negocial para a revisão da legislação dos concursos", tendo já preparado "um conjunto de princípios sobre esta matéria que pretende apresentar de imediato ao MEC".