Ministra da Educação reitera posição avançada anteriormente pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
Corpo do artigo
A ministra da Educação esclareceu que os estudantes portugueses não poderão fazer testes de despistagem de VIH nas escolas, considerando "abusivas e alarmistas" as notícias que avançavam com essa possibilidade.
"Não é verdade que a partir do próximo ano se vão realizar testes ao VIH nas nossas escolas", afirmou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, à margem da apresentação do Kit das Profissões, que decorreu na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa.
Horas antes, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, havia garantido que não serão feitos "quaisquer testes de despitagem de Sida nas escolas" portuguesas, como alegadamente prevê um programa do Instituto Português da Juventude
Segundo noticia o Diário de Notícias, o programa "Cuida-te" do Instituto Português da Juventude prevê a existência de unidades móveis nas escolas e discotecas para distribuir preservativos e fazer o rastreio ao VIH.
Em declarações à Lusa, Valter Lemos afirmou, no entanto, que o Ministério da Educação não faz parte do projecto.
"Não vão ser feitos quaisquer testes de despitagem da Sida nas escolas. A iniciativa é do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Juventude e não envolve o Ministério da Educação", referiu.