O Serviço de Proteção Civil da Madeira recomendou, esta terça-feira, que sejam evitados os percursos auto e apeados nas zonas montanhosas e expostas e a redução da circulação automóvel devido às previsões de forte precipitação na região.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e Atmosfera emitiu novos avisos meteorológicos, agravando para aviso laranja de precipitação em toda a região, válido entre as 12.00 horas desta terça-feira e as 17.59 horas de quarta-feira.
Devido ao agravamento das condições atmosféricas, em nota distribuída na Madeira, a Proteção Civil aconselha também que durante os períodos de maior intensidade de chuva a circulação automóvel seja "reduzida ao estritamente indispensável e efetuada com toda a precaução", alertando os condutores a "prestarem especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança".
Este serviço refere ainda que as pessoas devem informar de imediato as entidades oficiais, designadamente 112, corpos de bombeiros, Serviço Regional de Proteção Civil e o Instituto da Administração de Saúde de "eventuais situações ou ocorrências, tendo em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências".
Entre outras medidas a adotar, a proteção civil indica que as pessoas devem manter-se informadas do evoluir da situação.
Na circulação automóvel é aconselhável reduzir a velocidade e fazê-lo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego, tendo em "atenção os lençóis de água que podem formar-se" e não circular ou estacionar em zonas propícias a inundações.
"Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados", vinca ainda a Proteção Civil, alertando para a situação das "estradas que podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito".
De acordo com a informação do Instituto do Mar e da Atmosfera, estas condições atmosféricas estão associadas a uma depressa localizada a Noroeste do arquipélago da Madeira.