Metade dos portugueses que estavam a ver televisão assistiram à "Grande Noite dos Óscares" transmitida pela TVI, a 26 de fevereiro, totalizando 173 mil telespetadores, o número mais baixo dos últimos cinco anos.
Corpo do artigo
De acordo com a Kantar Media/Media Monitor, na madrugada de 26 de fevereiro, o programa "A Grande Noite dos Óscares", que foi transmitida pela TVI em direto, teve uma quota de telespetadores (share) de 46,4%. Estes dados foram recolhidos até às 2.30 horas da manhã. Já a repetição da edição, que decorreu a 27 de fevereiro, teve uma quota de 55,7%.
Segundo a agência de meios Initiative estes valores significam que mais de 173 mil portugueses acompanharam, em direto na TVI, a Gala dos Óscares de 2012. "Embora os valores médios de audiência tenham estado em linha com os dos anos anteriores, a audiência total - que contabiliza o total de indivíduos que 'espreitaram' o programa, independentemente do tempo em que estiveram sintonizados - foi a mais baixa dos últimos cinco anos em Portugal", refere a empresa.
Na edição deste ano do maior certame da sétima arte, "O Artista" arrecadou os óscares de melhor filme, melhor realização e melhor ator, entre outros, enquanto a atriz Meryl Streep foi galardoada com a estatueta dourada pela terceira vez, pelo desempenho em "A Dama de Ferro" como Margaret Thatcher.