Os distritos da costa de Portugal continental estão, esta quinta-feira, sob aviso amarelo devido à forte ondulação, que pode chegar aos cinco metros de altura, informou o Instituto de Meteorologia. "Em terra", o tempo é primaveril.
Corpo do artigo
O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros e vai prolongar-se até às 12 horas de sexta-feira.
O IM prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, neblina ou nevoeiro matinal no litoral entre os cabos da Roca e Mondego e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.
Em Faro prevê-se uma temperatura máxima de 23º Celsius, em Lisboa de 21º e no Porto de 18º.
Para o arquipélago da Madeira, o IM prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã, aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a norte até ao início da manhã e pequena subida da temperatura máxima.
Nas zonas montanhosas, o vento soprará forte de nordeste com rajadas da ordem dos 80 km/h, rodando para sueste a partir da tarde.
Estão previstos para o grupo oriental do arquipélago dos Açores, períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e com aguaceiros durante a manhã, e períodos de chuva a partir da tarde.
No grupo central, o IM prevê períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, tornando-se encoberto, e aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã, enquanto no grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, e aguaceiros fracos.
