A NASA começou já a traçar os seus objectivos para os próximos 20 anos. Chegar a um asteróide, voltar à Lua e pisar Marte são as metas ambiciosas que justificam o recrutamento de novos astronautas.
Corpo do artigo
Com o lema "NASA, onde o céu não é o limite", a agência espacial norte-americana espera conseguir acrescentar nas suas fileiras entre nove a 15 astronautas, que serão escolhidos em 2013. Os cidadãos americanos, maiores de idade, candidatos a uma vaga, deverão ter habilitação académica superior em Biologia, Engenharia, Física ou Matemática, além de três anos de experiência profissional.
[Youtube:hLblEzuX8Zo]
Além da formação são exigidos alguns requisitos físicos. O candidato deve ter uma estrutura entre 1,57 metros e 1,90 metros, uma pressão sanguínea que não exceda 140/90 milímetros e uma visão perfeita. Mesmo não havendo limite de idade, são seleccionados, na maioria das vezes, candidatos entre 26 e 40 anos.
As candidaturas prolongam-se até 27 de Janeiro de 2012 através de uma página de recrutamento para empregos federais, a "USAJobs.gov". O site explica detalhadamente os requisitos para os candidatos assim como o salário que oscilará entre os 47957 euros e 105 mil euros por ano.
Caso consigam agarrar a oportunidade de ser astronautas, os candidatos assumem o compromisso de colaborar com a NASA durante, pelo menos, cinco anos.
O director da NASA, Charles Bolden, anunciou o recrutamento numa conferência de imprensa acompanhado por cinco astronautas que agora terminaram a sua formação. O grupo pertence ao recrutamento realizado em 2009, o último ano em que a agência espacial norte-americana abriu vagas para astronautas.
"Há 50 anos, os astronautas americanos lideraram a exploração do nosso sistema solar" disse Bolden, acrescentando que "vai continuar a ser assim durante os próximos 50 anos" porque as missões espaciais humanas continuam a ser o motor da NASA.
No vídeo de recrutamento divulgado pela Agência Espacial Norte-america, é possível ver uma animação com dois astronautas que pisam um solo vermelho, remetendo para a ideia da exploração humana de Marte.
O treino dos candidatos seleccionados vai ser feito no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas. A preparação, que pode durar dois anos, inclui aulas de sobrevivência em condições extremas na natureza, assim como lições de mergulho e de preparação do corpo para que se acostume mudanças repentinas de pressão.