A médica afegã Sima Samar, o ativista norte-americano Gene Sharp, a britânica Campanha contra o Comércio de Armas e o ambientalista turco Hayrettin Karaca foram distinguidos, esta quinta-feira, com os denominados Nobel alternativos, atribuídos pela fundação Right Livelihood Award.
Corpo do artigo
O júri reconheceu a luta pelos direitos humanos no Afeganistão de Sima Samar, o compromisso com a não-violência de Gene Sharp, a campanha britânica contra a exportação de armas e o trabalho do fundador do movimento ecologista turco, Hayrettin Karaca.
Hayrettin Karaca foi distinguido com uma menção honrosa, que não tem dotação económica, enquanto os restantes receberão cada um 50 mil euros.
No caso de Samar, a primeira afegã a receber o prémio, é destacada a sua "larga e corajosa dedicação aos direitos humanos, especialmente os direitos das mulheres, numa das regiões mais complexas e perigosas do mundo".
Gene Sharp foi distinguido por ter desenvolvido "os princípios fundamentais das estratégias de resistência não-violenta", contribuindo para a sua aplicação "em zonas de conflito em todo o mundo". O júri reconheceu ainda o trabalho "efetivo e inovador" da Campanha contra o Comércio de Armas, no Reino Unido.
O prémio atribuído a Karaca distingue uma vida de "incansável defesa e apoio à proteção e gestão da natureza, combinando empreendedorismo com ativismo ambiental efetivo".
"Os premiados representam as condições essenciais para a paz global e a segurança", destacou, em comunicado, Ole von Uexkull, diretor da fundação.
Entre essas condições, Ole von Uexkull destacou a "resistência não-violenta efetiva, o reconhecimento de que a indústria de armamento é parte do problema, os direitos dos homens e mulheres e a preservação dos recursos ambientais".
O prémio Right Livelihood Award foi instituído em 1980 pelo escritor e antigo eurodeputado sueco von Uexküll e distingue o trabalho social de pessoas e instituições em todo o mundo.
A cerimónia de entrega dos galardões está marcada para 7 de dezembro no parlamento sueco, em Estocolmo.