A Academia Sueca atribuiu o Nobel de Fisiologia ou Medicina ao americano-britânico John O'Keefe e ao casal norueguês May-Britt e Edvard Moser.
Corpo do artigo
Os laureados foram distinguidos pelas suas descobertas sobre as "células que constituem um sistema de geoposição no cérebro", uma espécie de GPS interno, segundo o comité Nobel.
Este "GPS" (sistema de posicionamento global) no cérebro permite que nos orientemos num determinado espaço, mostrando a base celular de uma função cognitiva superior, adianta o júri do Nobel num comunicado.
O sistema permite responder a questões simples, tais como: "Como sabemos onde estamos? Como conseguimos encontrar o caminho entre um local e outro? Como guardamos esta informação de modo a pudermos encontrar rapidamente o caminho uma outra vez?".
O norte-americano-britânico John O'Keefe descobriu em 1971 o primeiro componente deste "GPS". Foi preciso esperar até 2005 para que May-Britt e Edvard Moser identificassem um outro componente-chave do sistema, células nervosas que criam um sistema de coordenadas para determinar as posições.
A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881 mil euros) será entregue em duas partes, metade para O'Keefe e metade para o casal Moser.
Semana dos Nobel
O Nobel da Medicina marca o arranque da semana de divulgação dos Nobel de 2014, que decorre até 13 de outubro.
Segue-se na terça-feira o Nobel da Física, cujo anúncio será feito pelas 11.45 horas locais (10.45 horas em Portugal continental) e na quarta-feira, à mesma hora, será a vez de o laureado com o Nobel da Química ser conhecido.
O prémio Nobel da Literatura será divulgado na quinta-feira, pelas 11.00 horas (12.00 em Portugal continental).
Como é habitual, em Oslo, às 11.00 horas (10.00 horas em Portugal continental) de sexta-feira (10 de outubro), será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.
O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de outubro, às 13.00 horas (12.00 horas em Portugal continental).
Também como de costume, todos os prémios serão entregues a 10 de dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.
Em mais de um século de entrega de prémios foram distinguidas 22 organizações, 847 pessoas, incluindo 44 mulheres.
Seis pessoas e organizações já repetiram prémios, atribuído três vezes ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, mas apenas uma pessoa o conseguiu mais de uma vez sem o partilhar: o bioquímico norte-americano Linus Pauling, vencedor do da Química 1954) e da Paz (1962).
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.