O prémio Nobel da Química foi atruibuído ao britânico de origem indiana Venkatraman Ramakrishnan, ao norte-americano Thomas Steitz e à israelita Ada Yonath.
Corpo do artigo
Os três cientistas foram premiados pelos trabalhos sobre "a estrutura e a função do ribosoma", que fabrica as proteínas.
A importância do ribosoma, segundo a Real Academia Sueca, está em "traduzir a informação do ADN em vida", sendo por essa razão um alvo importante para novos antibióticos.
Os ribosomas produzem proteínas, que por sua vez controlam a química de todos os organismos vivos.
Segundo a citação do prémio, os três cientistas "mostraram o que são os ribosomas e como funcionam ao nível dos átomos".
Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath usaram um método chamado cristalografia de raios-X para mapear a posição de cada um das centenas de milhares de átomos que constituem um ribosoma.
Os três geraram modelos a três dimensões que mostram como diferentes antibióticos se ligam ao ribosoma e que são agora usados pelos cientistas para desenvolver novos antibióticos, contribuindo directamente para salvar vidas e diminuir o sofrimento da humanidade.
A compreensão do funcionamento interno dos ribosomas tem por isso uma aplicação prática imediata em muitos dos antibióticos actuais, que bloqueiam o funcionamento de ribosomas de bactérias, curando assim várias doenças.
As moléculas de ADN existentes em todas as células de todos os organismos contêm as informações básicas sobre como são e funcionam um ser humano, uma planta ou uma bactéria. Todavia, se não existisse algo mais, não haveria vida.
Segundo a citação do prémio, "é o trabalho dos ribosomas que transforma esses códigos em matéria viva, produzindo proteínas a partir da informação contida no ADN".
Entre essas proteínas contam-se a hemoglobina, que transporta o oxigénio no sangue, os anticorpos do sistema imunitário, as hormonas como a insulina, o colagénio da pele ou as enzimas que decompõem o açúcar.
"Há dezenas de milhares de proteínas no corpo e todas elas têm formas e funções diferentes, construindo e controlando a vida a nível químico", refere o comunicado da Real Academia Sueca.
Quem são os laureados
Venkatraman Ramakrishnan nasceu em 1952 em Chidambaram (Tamil Nadu, Índia). Doutorou-se em Física em 1976 pela Universidade de Ohio (EUA), sendo cientista sénior e chefe de grupo na Divisão de Estudos Estruturais do Laboratório de Biologia Molecular MRC em Cambridge (Reino Unido).
Thomas Steitz nasceu em 1940 em Milwaukee (EUA), tendo-se doutorado em Biologia Molecular e Bioquímica em 1966 pela Universidade de Harvard (EUA). É professor de Biofísica Molecular e Bioquímica e investigador no Instituto Médico Howard Hughes, na Universidade de Yale (EUA).
Ada Yonath, nascida em 1939 em Jerusalém (Israel), doutorou-se em Cristalografia de Raios-x em 1968 no Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot (Israel), sendo professora de Biologia Estrutural e directora do Centro Helen & Milton A. Kimmelman de Estruturas Biológicas e Biomoleculares naquele instituto.
O Nobel da Literatura é conhecido amanhã, quinta-feira, o da Paz no dia seguinte, sexta-feira, e o da Economia na próxima segunda-feira.