De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o mau tempo sentiu-se sobretudo, entre as 03:00h e as 07:00h, nos distritos de Lisboa, Beja, Castelo Branco, Guarda, Porto, Vila Real, Santarém e Viseu.
Corpo do artigo
"Durante a noite, com especial pico a partir das 04:00h, recebemos 35 pedidos de auxílio por quedas de árvores, por ameaça de queda de postes de electricidade e coberturas amovíveis de obras de prédios na cidade devido ao vento forte", disse o comandante José Santos, do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa.
A corporação teve de intervir por queda de árvores nas Avenidas Novas e Avenida Almirante Reis.
O Governador Civil de Lisboa classificou de "complicada" a situação causada pelos ventos fortes durante a noite no distrito, principalmente nos municípios de Torres Vedras e Lourinhã.
Em Torres Vedras, o Plano Municipal de Emergência foi accionado. A autoestrada A8 está condicionada em vários locais no sentido norte/sul, a maioria das vias de Torres Vedras estão intransitáveis e todos os acessos à Lourinhã estão obstruídos devido ao mau tempo.
"O cenário é devastador. Há casas, armazéns, associações e colectividades destelhadas, postes caídos, árvores arrancadas pela raiz e estradas sem sinalização de trânsito e as placas com os nomes das localidades derrubadas", descreveu.
Nos concelhos de Lourinhã, Torres Vedras, Mafra e Peniche "há muitos locais sem electricidade", segundo fonte da EDP Distribuição.
A falta de energia afecta também zonas dos concelhos de Silves e Portimão (distrito de Faro) e Sertã (Castelo Branco).
O governador civil António Galamba disse à Agência Lusa que houve registo de 134 ocorrências no distrito. Foram ainda afectados pelo mau tempo os concelhos de Alenquer, Amadora, Cadaval, Azambuja, Cascais e Oeiras.
Família realojada em Leiria
A Protecção Civil registou 45 ocorrências no distrito de Leiria devido ao mau tempo.
O comandante distrital de operações de socorro, José Manuel Moura, afirmou que em Peniche um casal com duas crianças foi realojado em casa de familiares porque o telhado da sua habitação foi arrancado, adiantando que a situação da moradia é recuperável durante o dia de hoje, quarta-feira.
Em Óbidos, uma caravana ficou parcialmente destruída, obrigando o casal que aí estava a ir para outra propriedade de amigos.
José Manuel Moura acrescentou que a acção dos bombeiros se concentrou sobretudo entre as 04:00 e as 06:00, nos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, explicando que houve dezenas de árvores caídas, cabos eléctricos e de telefone arrancados, bem como telhados e outras estruturas danificadas.
Fonte da GNR esclareceu que durante a noite diversas estradas nacionais e municipais estiveram cortadas ao trânsito, particularmente no Sul do distrito, onde "várias localidades estão sem energia eléctrica e sem telefone".
"Bastantes estragos" no distrito de Santarém
Rui Natário, segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, disse à Agência Lusa que quatro pessoas ficaram desalojadas, três em Asseiceira (Tomar) e outra em Praia do Ribatejo (Vila Nova da Barquinha).
Esta manhã há uma reunião do Centro Coordenador Distrital que contará com a presença da EDP, dada a quantidade de linhas que caíram e que é necessário repor.
Os estragos ocorreram de forma dispersa tendo atingido vários concelhos do distrito, em particular Cartaxo (com numerosas estradas secundárias interrompidas), Santarém, Rio Maior, Almeirim, Tomar, Barquinha, Constância, Ferreira do Zêzere.
Resgatados três homens em Castro Verde
Três homens que ficaram agarrados a uma árvore em Castro Verde, Beja, depois da subida da ribeira de Geraldos ter arrastado o carro em que seguiam, tiveram de ser resgatados através de um helicóptero da Protecção Civil.
"As vítimas, feridos sem gravidade com apenas pequenas escoriações, já estão no Centro de Saúde de Castro Verde", disse o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja.
Após o alerta, às 06:50, foram deslocados para o local meios dos Bombeiros e da GNR de Castro Verde, mas, "devido a dificuldades de acesso ao sítio onde os três homens se encontravam", foi accionado um helicóptero da Protecção Civil.
Neve corta estradas em Viseu
O trânsito está cortado em três estradas do norte do distrito de Viseu, devido à acumulação de neve no piso.
A Estrada Nacional (EN) 321, que liga Cinfães a Castro Daire, está cortada desde as 02:00h, devido à queda de neve.
A neve impede também que o trânsito circule na Estrada Municipal que liga Felgueiras a Feirão (concelho de Resende) e ainda na Estrada Municipal que liga Resende a Bigorne.
Automobilistas surpreendidos pela neve no IP4
No distrito de Bragança, alguns automobilistas ficaram retidos na neve no Itinerário Principal 4 (IP4), que permanece cortado ao trânsito entre Quintanilha (Bragança) e Macedo de Cavaleiros.
O comandante distrital de operações de socorro de Bragança, tenente-coronel Melo Gomes, disse à agência Lusa que dois limpa-neves estão a proceder à limpeza na via.
Entretanto, já reabriu ao trânsito o IP2, em toda a sua extensão, e as nacionais 103, entre Bragança e Vinhais, e 315, entre o nó do Mouco e Alfandega da Fé.
Na cidade de Bragança circula-se, mas com muita precaução.
32 quedas de árvores em Castelo Branco
Os bombeiros foram chamados a intervir em 32 quedas de árvores na via pública durante a madrugada no distrito de Castelo Branco devido aos ventos fortes.
Em nenhuma situação houve danos materiais, nem há limitações à circulação a registar.
Na Serra da Estrela, "a neve caiu com intensidade" durante a noite e obrigou ao encerramento de estradas, que entretanto foram reabertas às 06:00h.
Árvore de grande porte caiu no Porto
A queda de uma árvore de grande porte no cruzamento da Avenida da Boavista com a Rua S. João de Brito, no Porto, está a provocar condicionamentos no trânsito.
A árvore ocupa as duas faixas de rodagem do sentido descendente (Rotunda da Boavista/Castelo do Queijo).
Segundo fonte da Divisão de Trânsito daquela força policial, o trânsito está a ser desviado para uma das duas faixas existentes no sentido contrário.
Fonte dos Bombeiros Voluntários Portuenses referiu que o alarme foi dado às 08:40h, não tendo a árvore atingido qualquer viatura.
"Parece que foi um camião que passou e embateu nos galhos, provocando a queda da árvore", referiu a fonte.
Inundações no Alentejo
No Alentejo, os bombeiros foram chamados para 18 ocorrências de quedas de árvores nos concelhos de Portalegre, Ponte Sor, Castelo de Vide, Elvas, Nisa, Crato, Gavião, Campo Maior, Avis, Monforte e Marvão.
No distrito de Beja, os bombeiros registaram a queda de nove árvores, enquanto na zona de Évora foram contabilizadas três.
Quanto a inundações, ocorreram oito no distrito de Beja e três em Évora.
Várias derrocadas na Madeira
O mau tempo no arquipélago da Madeira causou a queda de árvores e derrocadas em vários locais, mas as ligações aéreas estão a decorrer apenas com alguns atrasos entre Funchal e Porto Santo.
A ligação marítima entre a ilha da Madeira e Porto Santo, realizada pela embarcação "Lobo Marinho" está suspensa devido ao estado do mar.
De acordo com informação prestada pelos bombeiros, a população que reside no Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos, já não está isolada porque a única estrada de acesso foi limpa durante a noite.
A circulação está, no entanto, condicionada e deve ser efectuada com muito cuidado porque há uma grande quantidade de resíduos no pavimento.
Em S.Vicente, no norte da ilha, continua encerrado o trânsito na Via Expresso 4 (na zona dos Lamaceiros) devido à quantidade de lama na estrada, situação provocada sobretudo pelo transbordo da ribeira, devendo a circulação ser efectuada pela estrada regional.
Também no Paul e no Jardim do Mar, na zona Oeste da ilha, devido a deslizamentos de terra, o acesso apenas pode ser feito pelas estradas antigas.
As corporações de bombeiros consideram que "as coisas acalmaram durante a noite", mas as quedas de árvores e derrocadas aconteceram um pouco por toda a ilha.