As notas dos exames nacionais da 1ª fase do ensino secundário são hoje afixadas, excluindo-se das pautas os resultados das provas de Português e Português Língua Não Materna, que apenas serão conhecidos na quinta-feira.
Corpo do artigo
Os resultados que serão afixados hoje abrangem as notas dos exames nacionais dos 11.º e 12.º anos.
"As pautas referentes às classificações dos exames finais nacionais de Português e Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, realizadas nos dias 17 de junho de 2013 e 2 de julho de 2013, são afixadas no dia 11 de julho de 2013", determinou o Ministério da Educação e Ciência (MEC), num despacho publicado em Diário da República a 2 de julho, que procedia a alterações no calendário escolar com o objetivo de "minimizar os efeitos da greve" dos professores.
Os docentes estiveram em greve quase todo o mês de junho, para contestar a aplicação da mobilidade especial à função pública e o aumento do horário de trabalho, tendo feito ao longo de quase três semanas greve às reuniões de avaliação e paralisado por completo a 17 de junho, com consequências para a realização do exame nacional de Português do 12.º ano, agendado para esse mesmo dia.
O facto de muitos alunos do ensino secundário terem ficado impedidos de realizar o exame devido à greve dos professores, obrigou o MEC a marcar uma segunda data, 02 de julho, ainda dentro da 1.ª fase de exames nacionais, para que os estudantes prejudicados a 17 de junho pudessem realizar a prova.
As notas de Português serão assim conhecidas no mesmo dia, não se diferenciando os alunos que realizaram a prova nacional a 17 de junho daqueles que apenas a fizeram a 2 de julho.
Os exames nacionais do secundário, determinantes para o acesso dos alunos ao Ensino Superior, iniciaram-se com a prova de Português a 17 de junho, em dia de greve dos docentes, estando inicialmente previsto que a 1.ª fase decorresse até 26 de junho, mas, devido à greve, prolongou-se até 02 de julho.
Na quinta-feira, 11 de julho, inicia-se o prazo para a inscrição nos exames nacionais do ensino secundário, da 2.ª fase, que decorre até 15 de julho. As provas da 2.ª fase vão decorrer entre 16 e 18 de julho.
Em 2013 os exames envolvem 10.000 professores vigilantes e 7.000 docentes classificadores para todas as disciplinas, segundo dados do Ministério da Educação.
O calendário de exames compreende provas a Português, Latim, Biologia e Geologia, Matemática, História, Geometria Descritiva, Economia, Filosofia, Geografia, História da Cultura e das Artes, Desenho, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
Os exames realizam-se nas 637 escolas com ensino secundário. Para a 1.ª fase estavam inscritos para exame 159.153 alunos, dos quais 91.499 candidatos ao Ensino Superior.