A Nova Zelândia celebrou, esta segunda-feira, os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo, incluindo um a 30 mil pés de altitude, depois de se ter tornado o 14.º país a autorizar o casamento homossexual e o primeiro na Ásia-Pacífico.
Corpo do artigo
"Muitas felicidades para os casais felizes que deram o nó hoje. A igualdade no casamento chegou finalmente à Nova Zelândia", declarou Conrad Reyners, da associação Campanha para a igualdade no casamento.
Já a associação Family First, que se opôs vivamente contra a aprovação da lei, em abril passado, disse tratar-se de "um ato arrogante de vandalismo no domínio da moralidade".
Duas rádios transmitiram em direto, nos seus programas matinais, o que designaram por primeiro casamento "gay" do país. As duas cerimónias tiveram lugar à mesma hora, pelas 8.30 (21.30 de domingo em Portugal contionental), na abertura das conservatórias.
Um dos casamentos foi celebrado à altitude de 30 mil pés, a bordo de um avião da Air New Zealand, e na presença de um convidado especial: Jesse Tyler Ferguson, ator da série "Modern Family" e defensor da causa "gay".