Nove pessoas infetadas com a bactéria "legionella" estavam, este sábado de manhã, internadas em hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central, das quais seis em enfermarias em situação estável e três nos cuidados intensivos, indicou a assessora de imprensa do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Corpo do artigo
Dois outros doentes com suspeita de estarem infetados com a referida bactéria estão nas urgências de hospitais do CHLC, adiantou a assessora, que assegurou que todos os infetados são oriundos de Vila Franca de Xira e Loures.
Na madrugada deste sábado, estavam internadas em hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) apenas seis pessoas infetadas com "legionella", segundo uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O número hoje anunciado em Lisboa representa um aumento de três em relação à madrugada deste sábado, mas a assessora ainda não tinha informação sobre se tratavam de novos casos ou de doentes transferidos dos hospitais de Vila Franca de Xira e Loures.
A assessora do CHLC referiu ainda que os nove doentes têm entre 30 e 80 anos e são oriundos de Vila Franca de Xira e de Loures.
Na madrugada deste sábado, uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo referiu que o número de pessoas infetadas com a bactéria "legionella" tinha subido para 33 e que todos os casos eram oriundos da região de Vila Franca de Xira.
Segundo a mesma fonte, dos 33 casos confirmados, 27 pessoas estavam internadas no Hospital de Vila Franca de Xira, uma em estado grave, e seis em hospitais de Lisboa.
"São todos oriundos da região de Vila Franca de Xira", sublinhou a mesma fonte, acrescentando que continua "sob investigação" o que esteve na origem da infeção.
Na sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 27 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria 'legionella'.
Em declarações à Lusa, o diretor-Geral de Saúde, Francisco George, disse que, "ao que tudo indica", os casos de infeção por "legionella" circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira.
Das 27 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estavam nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas estava "ventilada". "É o que está pior", referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos.
A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.