O nível da água atingiu cerca de dois metros na rua principal da freguesia da Agualva na sequência das fortes chuvas que atingiram de madrugada o concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Corpo do artigo
As freguesias mais atingidas pelas chuvadas foram Agualva, Quatro Ribeiras, Vila Nova e Lajes.
"O nível da água atingiu cerca de dois metros", estimou Ana Azevedo, engenheira do Ambiente, que reside na freguesia da Agualva, acrescentando ter visto "carros a serem levados pela força da água".
Ana Azevedo relatou ainda que as águas destruíram também algumas varandas dos edifícios situados na rua principal da freguesia.
"A minha avó teve que ser retirada de casa pela polícia e pelos vizinhos", afirmou, acrescentando que, no interior da habitação, "os móveis já estavam todos a flutuar na água".
A chuva abrandou ao princípio da manhã no concelho da Praia da Vitória, o que tem permitido às forças de segurança e da protecção civil auxiliar as populações mais afectadas.
Informações recolhidas pela Agência Lusa, mas ainda não confirmadas oficialmente, indicam que várias dezenas de viaturas terão sido arrastadas pelas águas, entre as quais duas do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores, o que está a dificultar as operações.
O governo regional já divulgou que dispõe de habitações na zona dos Biscoitos, onde poderão ser temporariamente realojadas algumas das famílias que viram as suas casas danificadas ou destruídas.
As operações em curso também já permitiram reabrir algumas das estradas que tinham sido encerradas, ainda que a circulação seja feita de forma condicionada e com bastante precaução. c
Continua, contudo, intransitável a estrada regional Biscoitos-Lajes.