Os lojistas de Fátima consideram que o negócio de artigos relacionados com o Papa Francisco estão a ter mais procura que os de Bento XVI, tendo como comparação o início de cada um dos pontificados.
Corpo do artigo
"O Papa Bento VXI foi um grande Papa, mas este passou desde logo a imagem de humildade e isso traz-lhe uma maior popularidade, porque as pessoas estão sedentas disso mesmo", salientou à agência Lusa uma das responsáveis pela livraria Verdade e Vida.
Na montra, estão dispostos os vários livros do atual Papa, assim como cartazes de diversos tamanhos, enquanto outros comerciantes apostam na venda de cartões, molduras, quadros, medalhas, livros de orações e pequenos artigos em madeira com a imagem de Francisco, como se pode constatar, por exemplo, na Loja dos Três Pastorinhos e na Loja da Lúcia, localizados junto do santuário.
Os lojistas em Fátima, apesar da crise, estão confiantes que esta peregrinação consiga dar alento ao negócio, uma vez que no dia 13 de maio, segunda-feira, um dos momentos altos das celebrações passa pela consagração do pontificado.
A cerimónia, que terá lugar após a eucaristia, será presidida pelo cardeal patriarca e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Policarpo, estando a despertar o interesse internacional.
Este ano, para além de estações portuguesas, de Itália, França e Hungria há a registar a estreia na transmissão em direto da eucaristia de 13 de maio por parte da TV Aparecida (Brasil) e da ETWN (Estados Unidos da América).
O Santuário de Fátima informou que está confirmada a presença na celebração de segunda-feira 128 grupos organizados junto dos serviços da instituição, oriundos de 29 países.
A peregrinação, que assinala o 96.º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, é presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta.