Portugal lembra o primeiro homem no espaço com cinema e observações astronómicas
No dia em que se assinalam os 50 anos da chegada do primeiro homem ao espaço, a efeméride será lembrada em Portugal com iniciativas evocativas do momento como filmes, exposições e observações astronómicas.
Corpo do artigo
Em Lisboa, o Instituto Superior Técnico (IST), em parceria com a Rádio Zero, associa-se à "Yuri's Night" que assinala a entrada em órbita do russo Yuri Gagarin, a 12 de abril de 1961, naquele que foi o primeiro passeio de um humano pelo espaço.
Além de uma exposição patente no hall da universidade que inclui imagens de Marte e a exibição em permanência de vários filmes sobre o espaço, decorre no auditório do Complexo Interdisciplinar um seminário sobre a contribuição portuguesa para o Espaço.
" noite decorre um concerto com temas espaciais e será transmitida a estreia mundial do filme "First Orbit", reconstituindo o voo de Yuri Gagarin, realizado com imagens obtidas a bordo da Estação Espacial Internacional.
O mesmo filme, realizado por Chris Riley, será exibido às 20:00 pelo Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO), em Pampilhosa da Serra, numa iniciativa que conta com a parceria daquela autarquia e da Agência Espacial Europeia (ESA).
O NUCLIO promove ainda observações com telescópios do Sol (à tarde), no espaço JIRA, e do céu nocturno (à noite), na Praça do Regionalismo.
Os participantes, que têm entrada livre em todas as actividades, vão ainda acompanhar em directo a transmissão de sinais a partir do satélite ARISSat que se encontra a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Há meio século, Yuri Gagarin chegou ao espaço ligado ao planeta por um frágil "cordão umbilical" entrelaçado pela ciência e a tecnologia.
Foi um passeio de 108 minutos que iniciou a caminhada da humanidade fora do seu planeta.