O primeiro transplante duplo de pernas do Mundo será realizado no Hospital La Fe de Valência, em Espanha. O hospital já recebeu a autorização da Organização Nacional de Transplantes, informou hoje, quarta-feira, o Ministério da Saúde espanhol.<br />
Corpo do artigo
A decisão foi tomada devido ao caso clínico de um paciente, cujas duas pernas foram amputadas e, como no tolera próteses, precisa de alternativas.
A data da cirurgia ainda não está determinada, mas é certo que o Hospital Santa Fe contará com o médico espanhol Pedro Cavadas como líder da equipa médica.
Segundo a Imprensa espanhola, o transplante duplo de pernas sustenta-se numa técnica experimental, tal como sucedeu com os transplantes de face e mãos, efectuados pelo mesmo cirurgião.
Cada autorização concedida para uma cirurgia deste género destina-se a um paciente específico, pelo que, segundo o ministério da Saúde espanhol, "o sinal verde de hoje, quarta-feira, não pode estender-se nem a uma equipa nem a um hospital".
Quando for realizada esta cirurgia, Espanha terá completado sete transplantes experimentais de tecidos compostos: três de mãos (Hospital La Fe de Valência), três de rosto (La Fe, Virgen del Rocío, de Sevilha, e Vall d'Hebron, de Barcelona) e um de pernas (La Fe).