A PSP anunciou, esta quinta-feira, o aumento de ações de sensibilização nas escolas sobre os perigos do uso de bombas de carnaval e intensificou a fiscalização junto dos estabelecimentos de diversão noturna e de venda de explosivos.
Corpo do artigo
Estas são algumas das ações que a Polícia de Segurança Pública está a realizar no âmbito da operação "Carnaval em Segurança 2013", que está no terreno até às 24.00 horas de terça-feira.
Numa nota, a direção nacional da PSP adianta que tem aumentado as ações de sensibilização nas escolas para demonstrar os perigos do uso de engenhos pirotécnicos, tendo lançado o folheto "O Carnaval é uma festa!" que se destina aos alunos e inclui recomendações e alertas para uso de bombas de Carnaval.
Durante a operação, a PSP aumenta igualmente as fiscalizações nos estabelecimentos de venda de explosivos, sendo estas ações desenvolvidas pelas equipas do Departamento de Armas e Explosivos.
A Polícia vai ainda aumentar a presença e a fiscalização juntos dos locais de diversão noturna, tendo em conta que no Carnaval é expectável um aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de alguns comportamentos desviantes, aliados ao consumo de drogas.
A PSP adianta que até terça-feira será visível o maior número de operações de fiscalização de trânsito, sobretudo durante a noite.
A presença policial será também mais visível, nomeadamente nos locais com mais movimento de pessoas e onde se realizam os festejos do Carnaval.
Nos últimos três anos das operações "Carnaval em Segurança", a PSP deteve 930 cidadãos e apreendeu 350 quilos de explosivos, 121 mil doses de droga e 100 armas proibidas, além de terem fiscalizado cerca de 60 mil automóveis.