A Direcção-Geral da Saúde colocou hoje, terça-feira, em alerta amarelo Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, chamando a atenção para os efeitos na saúde de temperaturas elevadas durante vários dias.
Corpo do artigo
A temperatura máxima prevista para hoje para estes distritos é 33 graus Celsius para Poralegre, 35º para Castelo Branco e 36º para Évora e Beja. Os quatro distritos estão no nível amarelo de alerta, o segundo numa escala de três.
Para minorar os efeitos das temperaturas elevadas, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, e que se evite das bebidas alcoólicas ou com elevados teores de açúcar.
Nos períodos de maior calor, as autoridades de saúde recomendam o permanecer em ambientes frescos, evitar, sempre que possível, esforços físicos e a exposição directa ao Sol, entre as 11 e as 17 horas.
Os doentes crónicas ou pessoas sujeitas a uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos devem aconselhar-se com o seu médico, indica a DGS, que aconselha ainda a que, na rua, as pessoas procurem utilizar roupa solta, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com protecção contra radiação UVA e UVB, e protector solar com factor igual ou superior a 30.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, com neblinas ou nevoeiros até ao fim da manhã no litoral oeste a sul da foz do Douro.
Durante a tarde, pode registar-se um aumento temporário da nebulosidade no interior, nas regiões do Norte e Centro, onde podem ocorrer aguaceiros e trovoadas.