As temperaturas em Portugal continental vão descer gradualmente nos próximos dias, depois de mais de uma semana com calor acima do normal para a época.
Corpo do artigo
Segundo a meteorologista Paula Leitão, prevê-se um aumento da nebulosidade e de ocorrência de aguaceiros, principalmente nas regiões do interior.
"A temperatura vai descendo gradualmente até segunda-feira. No fim de semana, para Lisboa, estamos a prever temperaturas entre 26 e 28 graus e no Porto no sábado vamos ter temperaturas de 23 graus considerando que a previsão para esta quinta-feira é de 32 é uma descida acentuada", explicou Paula Leitão do Instituto de Meteorologia (IM).
De acordo com a meteorologista, a instabilidade e a variação de temperaturas vão continuar, apesar de ainda não se conseguir fazer uma previsão a médio e longo prazo.
"Para o início da próxima semana vai manter-se o fluxo de oeste com possibilidade de precipitação fraca. É uma situação de instabilidade com grandes variações geográficas e de intensidade de precipitação ao longo do dia e de um local para o outro as variações vão ser grandes", concluiu.
As altas temperaturas que se têm registado nos últimos dias têm facilitado a ocorrência de incêndios por todo o país, tendo-se registado mais de mil incêndios florestais em quatro dias, segundo as estatísticas da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
O maior número de fogos ocorreu no domingo e na terça-feira, 324 e 328, respetivamente.
