A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira reforçou esta terça-feira os níveis de cloro na água disponibilizada na rede pública, por causa do surto de legionela no concelho.
Corpo do artigo
A autarquia sublinha que, como medida preventiva, ao longo do dia mantiveram-se encerradas as piscinas e pavilhões de Vialonga, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria e foram reforçados "os níveis de cloragem da água disponibilizada na rede pública".
Segundo os dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde, foram identificados até agora 278 doentes infetados com legionella, mantendo-se as cinco vítimas mortais reportadas na segunda-feira.
Esta terça-feira, o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva, anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, para averiguar um eventual crime ambiental, relacionado com o surto de legionela.
A Organização Mundial da Saúde considerou hoje como "uma grande emergência de saúde pública" o surto daquela doença, mas sublinhou que "a água municipal foi verificada e considerada segura".
A legionela, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira.