Steve Jobs, o CEO da Apple, anunciou hoje, em San Francisco, EUA, a nova versão do telemóvel da empresa: o iPhone 4.
Corpo do artigo
Os rumores confirmaram-se e a Apple sempre se decidiu por anunciar a nova versão do smartphone na WWDC (Worldwide Developers Conference), o congresso organizado pela empresa que está a decorrer naquela cidade californiana.
A espessura do aparelho é 24% menor do que a do iPhone 3GS, a anterior versão do telemóvel. Com 9,3 mm de espessura, "é o telefone mais fino do Mundo", diz Jobs.
O telefone tem controlos de volume de lado, uma câmara frontal e uma câmara com flash na parte de trás, entrada para headphones, segundo microfone para cancelamento de ruído ambiente, um botão de hibernação on/off e antenas integradas na moldura de aço inoxidável.
O CEO da Apple destaca também o ecrã de 3,5 polegadas, com maior resolução, de 960 x 640, que permite uma maior definição das imagens mostradas. A nova câmara fotográfica terá 5 MP de resolução, mais do que os 3 MP da anterior versão. O novo iPhone tem também a possibilidade de captar vídeo em HD, a 720p (30 fps).
O telefone vai também suportar uma versão reduzida do software de edição vídeo da Apple, o iMovie.
O iPhone 4 vai funcionar com um micro SIM e, segundo Jobs, tem uma bateria que dura 7 horas em conversação em 3G, 6 horas em navegação na Internet em 3G, 10 horas a correr vídeo, 40 horas a ouvir música e 300 horas em standby.
A Apple apresentou também uma nova versão do sistema operativo iPhone OS, agora chamado iOS 4, que, segundo Jobs, permitirá manter várias aplicações em funcionamento ao mesmo tempo, resolvendo uma falha muitas vezes apontada às anteriores versões do iPhone.
Foi também apresentada uma nova aplicação, chamada "Face Time", que permite, via Wi-Fi, fazer chamadas vídeo de iPhone 4 para iPhone 4.
Quanto à rede, o iPhone tem capacidade para funcionar em Quad band HSDPA, a 7.2Mbps.
A versão de 16 GB vai custar 199 dólares, e a de 32 GB será vendido a por 299 dólares. Os preços referem-se ao mercado norte-americano, com o subsídio da operadora AT&T. Vai ter duas cores disponíveis: branco e preto.
O iPhone vai chegar a 24 de Junho aos EUA, França, Alemanha, Japão e Reino Unido. Em Julho vai ser lançado em outros 15 países (incluindo Espanha). É possível que Portugal esteja incluído nos 88 países que vão ter o novo iPhone em Setembro.