Depois da "app" Instagram ter sido, na passada segunda-feira, comprada pelo Facebook, a ABC News sugeriu cinco alternativas para aqueles que acreditam que a aplicação de partilha de fotografias vai mesmo ser "engolida" pela maior rede social do mundo.
Corpo do artigo
Na semana em que o Facebook comprou o Instagram, por mil milhões de dólares (mais de 700 milhões de euros), muitos utilizadores estão preocupados com o futuro da aplicação.
O Instragram é uma aplicação gratuita para smartphones que permite tirar fotografias, personalizá-las com filtros e margens e, depois, partilhá-las com outros utilizadores, colocando-as em diversos sites. É a aplicação de partilha de fotografias mais popular da App Store e funciona como uma rede social de imagens.
Apesar de Mark Zuckerberg ter afirmado que não pretende que o Facebook "engula" o Instagram e de se ter comprometido a "a fazer o Instagram crescer como uma empresa independente", muitos estão apreensivos com a compra da aplicação pela empresa dona da rede social mais conhecida do mundo.
Para aqueles que procuram outras opções de aplicações de fotografias, a ABC News sugere um conjunto de cinco alternativas.
1. Camera+
A Camera+ é uma aplicação semelhante a uma câmera digital, que permite ao utilizador definir as características das fotos tiradas. É possível controlar a exposição e a focagem através do toque no ecrã, usar uma grelha para controlar o enquadramento e um flash como luz de preenchimento. Tem ainda características adicionais que incluem um zoom digital que amplia a imagem até 6x, modos de exposição (pôr-do-sol, noite, retrato, etc), estabilizador, temporizador e uma opção para tirar rapidamente sequências de várias fotos seguidas.
A aplicação oferece ainda filtros que permitem mudar a cor da foto, dar-lhe um ar "retro" ou uma margem. Um grande avanço é a ferramenta de nitidez, que analiza as fotos e ajusta-as para lhes dar mais detalhe e equilíbrio de cores.
A aplicação reúne ainda opções de partilha semelhantes às do Instagram, que permitem o upload de fotos no Facebook, Twitter, Flickr e e-mail.
A Camera+ está disponível no iTunes por 75 cêntimos.
2. Diptic
O Diptic permite ao utilizador juntar e combinar várias fotos, para criar montagens e partilhá-las com os amigos. As montagens podem reunir fotos do Facebook e do Flickr, assim como fotos do próprio telemóvel.
A aplicação oferece 52 diferentes modelos para as colagens de fotografias e, se o utilizador não quiser personalizar as definições da montagem, a própria aplicação seleciona um modelo de forma aleatória. As fotos podem ser personalizadas com a alteração do brilho, contraste e saturação.
O utilizador pode partilhar as montagens com alta-resolução no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Posterous e em qualquer aplicação que aceite uma imagem em formato .JPG.
3. Hipstamatic
O Hipstamatic é uma popular aplicação de fotografias que permite aos utilizadores adicionar filtros às suas fotografias, tornando-as únicas. A aplicação permite alterar a saturação, descoloração e desfoque, trocar lentes, flashes, entre outros efeitos. Disponibiliza ainda efeitos adicionais, os "hipstapaks", que custam 75 cêntimos por fotografia.
Há um concurso por mês que dá prémios às melhores "hipstaprits", fotos personalizadas na aplicação. É possível partilhá-las no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Instagram ou e-mail. O Hipstamatic está disponível no iTunes por 1,50 euros.
4. ShakeItPhoto
A ShakeItPhoto traz de volta o tempo das Polaroid. Com esta aplicação, o utilizador por facilmente tirar uma fotografia ou escolher uma entre as fotos já existentes, para vê-la formar-se no ecrã como numa Polaroid. É possível abanar a imagem para ajudar o processo a tornar-se mais rápido, e usa "tecnologia de processamento perfeita" para qualidade Polaroid.
É possível partilhar as fotografias fazendo upload diretamente no Facebook ou enviando imagens via e-mail. O ShakeItPhoto está disponível no iTunes por 1,50 euros.
5. Camera ZOOM FX
Por fim, a ABC News propõe a aplicação Camera ZOOM FX, que promete oferecer ao utilizador todas as características possíveis relacionadas com fotografia. A câmara pode tirar 10 fotografias por segundo e tem vários modos de captura, incluindo fotos sequenciais e "time lapse".
O estabilizador analiza o estado do dispositivo e espera que esteja mais estável para tirar uma melhor foto. A aplicação tem ainda um grande conjunto de ferramentas de edição, uma ferramenta de montagem e uma voz incorporada, que pode ser ativada para fotografias de grupo.
Disponibiliza ainda a ferramenta "Buddy", que permite adicionar um rosto famoso às fotografias, ou alterar o tamanho e a posição dos elementos das fotos.
É possível partilhar as fotografias no Facebook, Twitter, Flickr e e-mail. O Camera ZOOM FX permite ainda fazer upload em todos estes sites de uma vez só, e está disponível para Android no Google Play por 2,30 euros.