A sociedade sueca de oncologia divulgou uma campanha de sensibilização do cancro da mama no qual os seios femininos estavam representados por círculos cor-de-rosa, mas o Facebook removeu o vídeo.
Corpo do artigo
O vídeo da sociedade sueca de oncologia (Cancerfonden) mostrava ilustrações animadas de mulheres com os seios representados por círculos cor-de-rosa, mostrando as diferentes formas como se pode detetar um nódulo suspeito, noticiou a BBC.
Numa carta aberta no Facebook, a Cancerfonden sublinha que a campanha de sensibilização "não pretendia ofender" e já arranjou forma de resolver o "problema" - decidiu substituir os círculos por quadrados.
"Achamos incompreensível e estranho que alguém considere informação médica como ofensiva", frisou Lena Biornstad, responsável de comunicação da sociedade oncológica, em declarações à agência AFP. O Facebook não respondeu às tentativas de contacto da Cancerfonden, acrescentou. "Isto é informação que salva vidas, o que é importante para nós", sublinhou Lena Biornstad.
A rede social foi criticada, no mês passado, por ter apagado a icónica fotografia da "Menina de Napalm", como ficou conhecida a imagem do fotógrafo Huynh Cong Ut, onde se vê uma menina nua em fuga durante a guerra do Vietname. Mais tarde voltou atrás na decisão.
O Facebook também foi acusado de remover imagens de mães a amamentar os filhos, de uma mamografia e de um tatuador a tatuar os mamilos e auréolas a sobreviventes de cancro.