A Apple apresentou, esta terça-feira, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. E teve uma surpresa: os U2 foram ao palco do Flint Performing Arts Center, em Cupertino, Califórnia, para apresentar o primeiro single do próximo álbum, "Songs of Innocence". Quanto aos novos iPhones têm os cantos arredondados e um ecrã maior e mais fino. Chegam aos EUA no dia 19 e até final do ano a 115 países.
Corpo do artigo
"Estamos encantados por anunciar, hoje, o maior avanço do iPhone", disse Tim Cook. Segundo explicou, os novos iPhone recuperam os cantos arredondados, têm um novo ecrã de alta definição e incluem melhorias na câmara fotográfica.
O iPhone 6 tem 4,7 polegadas, tal como esperado, e o iPhone 6 Plus tem 5,5 polegadas. São "os mais finos de sempre", segundo explicou Phil Schiller, vice-presidente da Apple. Mede 6,9 milímetros no 6 e 7,1 mm no 6 Plus. O 5S tem 7,6 milímetros.
O modelo 6 estará disponível em dourado, prateado e preto.
Os preços referência nos EUA começam nos 199 dólares e vão até aos 499 dólares, com dois anos de contrato. Existe uma versão de 128 gigas, pelo mesmo preço do anterior topo de gama de 64 gigas: 399 dólares para o 6 e 499 dólares para o 6 Plus.
O novo sistema operativo, o iOS 8, introduz novas funcionalidades nas mensagens, nos teclados, e tem novas aplicações de saúde. Traz também a Touch ID, a ferramenta "mais inovadora", que permite desbloquear o telefone, fazer pagamentos e interagir com aplicações de terceiros. "São os melhores telemóveis alguma vez feitos", garante o vice-presidente mundial, Phil Schiller.
Um sistema de pagamento Apple
Segundo Tim Cook, a Apple, com o Touch ID, quer substituir a carteira, com um novo serviço de pagamentos móveis. "Adoramos este tipo de problema. É o que a Apple faz melhor. Criámos um processo de pagamento inteiramente novo. Chamamos-lhe Apple Pay", explicou.
Através deste sistema de pagamento, esclareceu Eddy Cue, vice-presidente de serviços de internet, na apresentação, o retalhista não terá acesso a qualquer dado do comprador, ao contrário do que acontece com o cartão de crédito.
"A segurança está no centro para a Apple, mas também a privacidade. Não estamos no negócio de recolher dados sobre as pessoas", disse Cue.
"O Apple Pay vai mudar para sempre a forma como fazemos compras", avisou Tim Cook. O sistema começará por estar disponível apenas nos EUA.
Os novos telefones chegam às lojas norte-americanas no próximo dia 19 e, até ao final do ano, a mais 115 países.
iWatch aplaudido de pé
Tim Cook apresentou também o esperado Apple Watch, que classificou como o "gadget mais personalizado que alguma vez fizemos". O relógio tem um ecrã de cristal de safira e funciona como relógio e pulseira de desporto.
"Pensámos muito no Apple Watch e daí saíram inovações fantásticas", diz Cook. "Não pegámos na interface de utilizador do iPhone para encolher e espetar com ela no vosso pulso", garantiu.
O iWatch tem uma roda lateral - que nos relógios tradicionais permite acertar a hora - que permite navegar no equipamento. A Apple chama à roda Digital Crown.
O Apple Watch terá três versões: standard, Sports e Edition. O preço é de 349 dólares e estará disponível no início de 2015. "As pessoas vão adorar usar o Apple Watch. É algo funcional e incrivelmente bonito", disse Tim Cook.
U2
O novo single do próximo álbum dos U2, "Songs of Innocence", está disponível gratuitamente e em exclusivo no iTunes. De resto, todas os novos utilizadores que criarem uma conta até aquela data terão o álbum gratuitamente.