<p>O primeiro smartphone com a plataforma Android, um sistema operativo desenvolvido pelo Google com várias empresas da área das telecomunicações, estará disponível no mercado português a partir da próxima semana. </p>
Corpo do artigo
É a resposta da operadora móvel da PT à concorrência da Vodafone e da Optimus, que comercializam o iPhone, brevemente na versão 3G S, em terras lusitanas.
"É um lançamento com uma importância estratégica extraordinária e que representa um salto qualitativo muito importante", disse ontem Zeinal Bava, durante a apresentação do HTC Magic, o novo smartphone da TMN.
O Android é uma plataforma "open source", ou seja, permite que qualquer utilizador desenvolva aplicações para este sistema e as coloque online para que outros as utilizem.
"Há um ano visitei a Universidade de Aveiro, onde criámos uma equipa para desenvolver aplicações para o Android", lembrou Zeinal Bava.
A abertura de software também está ao alcance dos utilizadores de aparelhos com sistema operativo Windows Mobile.
Embora não sendo código aberto, tem uma grande legião de seguidores, muitos a produzir aplicações para os telefones que operam com o sistema operativo móvel da Microsoft, que vai para a versão 6.5.
Para os utilizadores de telemóveis com Windos Mobile, embora vedada a possibilidade de mexer no Sistema Operativo (OS), há muitos programas inteiramente gratuitos, ao alcance de um clique na rede.
Há outros só materialmente à borla, dado que os autores pedem contributo e, ainda, outros pagos no acto da entrega, normalmente, no download via Internet, num computador ou no próprio smartphone, pois todos estão vocacionados essencialmente para a Internet, secundarizando quase o acto principal do telemóvel: fazer chamadas.