Um robô criado nos EUA, Cheetah, está a bater o recorde de velocidade de Usain Bolt. O robô faz parte de um projeto financiado pelo Pentágono e será usado pelos serviços de defesa norte-americanos, mas, para já, as proezas do Cheetah só foram testadas em "ambientes artificiais".
Corpo do artigo
O robô, do qual só se conseguem distinguir umas pernas mas que pretende ter a forma de uma chita, está a ser desenvolvido há já algum tempo pela empresa Boston Dynamics.
Assim, ao longo dos últimos meses, o Cheetah tem vindo a superar-se e, agora, a Agência de Defesa para Projectos de Investigação Avançada (DARPA) afirma que o robô já bateu o recorde de Usain Bolt, em 2009.
[youtube:YqpO58x7vuE]
Nesse ano, o homem mais rápido do mundo correu, na prova dos 100 metros, 20 metros em 44,7 quilómetros por hora e estabeleceu a melhor marca do mundo em 9,58 segundos. Ainda assim, há diferenças que têm de ser tidas em conta antes de provar que Usain Bolt pode ser vencido pelo robô, que correu a 45 quilómetros por hora.
É que o Cheetah só realizou testes numa passadeira rolante, enquanto que o campeão olímpico na velocidade corre num cenário real. Isto pode ser uma vantagem para o robô mas, segundo um comunicado da DARPA, os objetivos do Cheetah também não são desportivos.
Ainda que a ideia seja melhorar as capacidades de locomoção do robô num terreno natural, o objetivo é que o Cheetah passa ajudar o departamento de defesa norte-americano e integrar futuras missões do exército.