Vencedor de um prémio Crsytal Cabin Award, o projeto LIFE integra empresas portuguesas como a Amorim Cork Composites e a Couro Azul e combina novas tecnologias e materiais naturais e sustentáveis para desenvolver uma proposta de design de interiores de aeronáutica.
Corpo do artigo
O LIFE (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) recorre a materiais como o couro e cortiça para apresentar uma cabine sofisticada e confortável, com uma baixa pegadaecológica.
O design resulta da colaboração da Almadesign com o consórcio constituído pela Amorim Cork Composites, a Couro Azul, o INEGI e a SET. O construtor aeronáutico brasileiro - Embraer - participou também na realização do projeto, contextualizando o conceito no mercado aeronáutico.
"O projeto LIFE é uma visão para a aviação executiva do futuro", disse Rui Marcelino, presidente da Almadesign, em declarações à agência Lusa. O designer explicou que este projeto é a conceção do que será o interior de um jato privado dentro de alguns anos. A preocupação está em combinar soluções e tecnologia de ponta, com materiais naturais e sustentáveis como o couro e a cortiça.
O LIFE concorreu, na categoria de "Conceitos visionários" ao prémio Crsytal Cabin Award, o único prémio internacional de excelência em inovação para interiores aeronáuticos. A categoria premeia projectos que prevejam o transporte aéreo do futuro, o aumento do conforto do passageiro e a maior eficiência da aeronave.
O projeto português ganhou o prémio que é "considerado o óscar" desta área e dinamizado pelo senado da cidade de Hamburgo, na Alemanha. "Este prémio representa o reconhecimento do trabalho feito em conjunto a nível internacional", adiantou Rui Marcelino, sublinhando que o júri "inclui os mais importantes especialistas a nível mundial".
O projeto, que levou 24 meses a ser concebido, teve um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros e foi financiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional. O objetivo era o de integrar competências que vão desde a engenharia ao design, passando pela cortiça e couro, num demonstrador de interior aeronático.
O interior do avião executivo desenvolvido por estas empresas foi construído à escala real e tem sete metros de comprimento.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar em Hamburgo, durante a feira Aircraft Interiors, que decorreu esta semana.
Neste concurso participaram empresas como a Airbus, a Lufthansa Technik ou a Zodiac Aerospace.