Numa "aberta" da chuva que esta quarta-feira de manhã caiu em Lisboa, os reis de Espanha chegaram à Assembleia da República, no arranque do terceiro e último dia da visita de Estado a Portugal de Filipe VI e Letizia.
Corpo do artigo
Faltavam três minutos para as 11 horas quando o carro que transportava os reis de Espanha parou em frente ao Palácio de São Bento, com um ligeiro atraso face ao horário estabelecido, que apontava a chegada de Filipe VI e Letizia para as 10.55 horas.
A receber os reis de Espanha estavam o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e a mulher.
Depois de ouvidos os hinos dos dois países, Filipe VI passou revista à Guarda de Honra.
Filipe VI e Letizia entraram depois na Assembleia da República, dirigindo-se ao salão nobre do edifício, onde eram aguardados pelo primeiro-ministro, António Costa, entre outras personalidades, como os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional e representantes dos grupos parlamentares.
O Bloco de Esquerda era o único partido com representação parlamentar que não se encontrava presente nesta primeira sessão de cumprimentos.
No parlamento português, o rei Filipe VI de Espanha lembrou a crise económica que afetou gravemente os cidadãos dos dois países, defendendo que, retomada a "senda do crescimento", devem trabalhar para "consolidar a recuperação".