Um parque infantil com o nome “Fortaleza dos Pequeninos” nasceu no interior das muralhas de Valença.
Corpo do artigo
O espaço temático é constituído por um castelo com três torres em madeira, rede e muro para escalada, escorregas, ponte de passagem, barra de bombeiros, um baloiço duplo, mola, monóculo, jogo da maçada e um majestoso "Cadeirão do Rei”.
O parque está a funcionar desde o final da última semana, protegido por uma vedação em madeira que também remete para as verdadeiras muralhas que o rodeiam. A entrada faz-se por um pórtico temático.
“Os mais jovens têm agora um motivo extra para visitar Valença. A Fortaleza dos Pequeninos, um encantador parque temático situado no emblemático centro histórico, dentro das muralhas da Fortaleza de Valença”, anunciou a câmara de Valença em comunicado, indicando que, além de “local de brincadeiras”, o novo parque é também “uma forma de ligar as crianças ao património histórico de Valença”.
“Os elementos do parque foram pensados para evocar a história, a memória e o significado da Fortaleza, proporcionando diversão com um toque educativo. Como recordação, os visitantes podem ainda tirar uma fotografia especial junto às letras que formam o nome do parque, com as imponentes muralhas como cenário de fundo”, descreve.
O autarca local, José Manuel Carpinteira, recorda que a fortaleza de Valença "volta a ter um parque infantil, 50 anos depois", criado para "encantar tanto os pequeninos" que vivem na cidade como "todos os que visitam a zona histórica".
O projeto, que custou 70 mil euros, foi instalado pela autarquia no âmbito do programa Bairros Digitais "Valença História e Tradição Comercial", financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).