Rangel diz que ideia de apoio multimilionário à Ucrânia foi "muito bem recebida"
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, revelou esta quinta-feira que a proposta de um apoio multimilionário e sustentável para a Ucrânia, proposta pelo secretário-geral da NATO, foi "muito bem recebida", mas o valor ainda não está definido.
Corpo do artigo
"A proposta foi muito bem recebida, porque ela vem no quadro da tal missão, digamos assim, que tem de ser criada, uma ponte para a Ucrânia vir a ser um membro futuro e definitivo da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", disse Paulo Rangel, no final de uma reunião ministerial no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas.
Contudo, o ministro disse que o valor do pacote ainda "será objeto de intensas negociações".
"Não diria que a verba está fixada", destacou.
A Reuters e a AFP noticiaram na terça-feira que o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ia propor um pacote de apoio para a Ucrânia, durante cinco anos, no valor de 107 mil milhões de dólares (cerca de 100 mil milhões de euros).
Na quarta-feira de manhã, Jens Stoltenberg anunciou um "quadro financeiro multianual", mas recusou confirmar o montante e o período.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Hadja Lahbib, confirmou pouco depois das declarações de Stoltenberg o valor de 100 mil milhões de euros.