Os títulos mensais para alunos até aos 23 anos permitirão viajar de graça em todos os concelhos das duas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.
Corpo do artigo
Os passes intermodais para os estudantes até aos 23 anos (ou até aos 24 anos, caso frequentem cursos de medicina e de arquitetura) passarão a ser gratuitos no dia 1 de janeiro nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa. Até agora, só alguns concelhos, como Lisboa, Braga e Gaia, ofereciam o título aos estudantes. No caso da capital, por exemplo, essa oferta restringia-se a deslocações dentro do concelho.
Tanto no Grande Porto como na Grande Lisboa, o passe gratuito passará a ser o intermunicipal, permitindo viajar na totalidade dos municípios das duas áreas metropolitanas. De acordo com a Transportes Metropolitanos de Lisboa, que gere a rede de transportes coletivos naquela região, o passe Navegante grátis para janeiro já pode ser carregado. A funcionalidade ficou, ontem, disponível.
Assim, quem tem título de transporte Navegante 4_18 ou sub 23, só precisa de carregar o passe mensal, tal como faz atualmente. Só que nada pagará. “Este carregamento está disponível em toda a rede existente dos operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa e rede Navegante Payshop”, lê-se no comunicado da Transportes Metropolitanos de Lisboa.
Na Área Metropolitana do Porto, ainda estão a ser ultimados os procedimentos para a implementação da gratuitidade, decidida pelo Governo. Mas é certo que entrará em vigor em janeiro. As regras serão comunicadas, em breve, pelos Transportes Intermodais do Porto, responsáveis pela gestão do Andante.
Preços sem alteração
A generalidade dos utilizadores do 4_18 e do sub 23 beneficiam, até agora, de um desconto de 25%. Sobe para 60%, caso tenham apoio da Ação Social Escolar. Em 2022, foram vendidos 1,1 milhões de títulos para estudantes. Este ano, não existemdados fechados, mas a tendência é crescente, sobretudo nas duas áreas metropolitanas.
Aliás, há cada vez mais clientes dos transportes públicos a trocarem o bilhete ocasional pelo passe mensal. Essa mudança começou com a redução do preço destes títulos para 30 e para 40 euros no Grande Porto e na Grande Lisboa: 30 euros para passes municipais e 40 para os intermunicipais. E, em 2024, esse custo manter-se-á inalterado. Os responsáveis pela gestão das redes de transportes das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa garantem que o preço do passe não sofrerá alteração.