Lugares libertados por alunos que não se matricularam mantêm-se abaixo dos cinco mil. Resultados divulgados dia 15.
Corpo do artigo
Em linha com o que se verificou no ano passado, a 2.ª fase de acesso ao Ensino Superior conta uma vaga por cada duas candidaturas. Até à passada terça-feira, contabilizavam-se 18.209 candidaturas a um total de 9656 vagas. Quase metade das quais libertadas por estudantes que não se matricularam na 1.ª fase.
Tanto as vagas sobrantes da 1.ª fase como as libertadas por via de não matrículas encontram-se em mínimos. A que não será alheio o facto de, nesta 1.ª etapa do concurso, que colocou quase 50 mil novos estudantes no superior, 88% dos candidatos terem entrado numa das suas três primeira opções. Tal como no ano passado, 90% dos colocados matricularam-se, valor que, em 2018, se ficava pelos 84,6%.
Em linha com anos anteriores, os politécnicos disponibilizam a maioria (64%) das vagas nesta 2.ª fase, cujas candidaturas terminaram nesta quarta-feira, sendo os resultados conhecidos no próximo dia 15. Com os três primeiros cursos com mais lugares a concurso a pertencerem ao politécnico de Bragança. Em sentido inverso, há 69 cursos que não disponibilizam qualquer vaga na 2.ª fase, 86% dos quais do ensino universitário.
Relativamente às vagas libertadas por alunos que não se matricularam, entre os cursos com maior número absoluto de não matriculados destaque para Direito, nas universidades de Lisboa e Coimbra – 51 e 35 lugares, respetivamente. Sendo estes, precisamente, os cursos que mais vagas levaram a concurso na 1.ª fase.
Menos candidaturas
Também as escolas superiores de Enfermagem, que, de ano para ano, preenchem todos os lugares na 1.ª fase de candidaturas, libertam agora dezenas de vagas por via de não matrículas. Lisboa abre 41 lugares; Porto, 30; e Coimbra, 28. Numa leitura mais global, os 815 cursos que ocuparam todas as vagas na 1.ª fase, colocando 45.491 candidatos, viram 4110 estudantes não concretizarem a matrícula.
Até terça-feira, tinham-se candidatado à 2.ª fase 18.209 estudantes, menos 2365 face a período homólogo do ano passado. Contudo, neste ano, a 2.ª fase conta mais um dia para candidaturas.
Mais 525 colocados
Na 1.ª fase do concurso foram colocados 49.438 estudantes num curso superior, mais 1,1% face ao ano passado. A taxa de colocação fixou-se nos 85,7%.
Calendário
Os resultados da 2.ª fase, que terminou ontem, são conhecidos no próximo dia 15. A terceira e última fase do regime geral decorre entre os dias 21 e 24.