António Costa afirmou, este sábado, que o advogado Lacerda Machado - que um dia disse ser o seu melhor amigo - nunca atuou com o seu mandato no projeto para a construção do "data center" de Sines. "Um primeiro-ministro não tem amigos", disse.
Corpo do artigo
Esta posição foi assumida por António Costa após ter feito uma comunicação ao país, quando foi interrogado sobre o facto de Diogo Lacerda Machado, que é muitas vezes classificado como "o melhor amigo" do primeiro-ministro, ter invocado o seu nome no projeto do "data center".
"O doutor Diogo Lacerda Machado há muitos anos que não colabora neste gabinete e não tinha qualquer mandato da minha parte para fazer o que quer que seja neste caso que tenho visto referido no jornal. Nunca falou comigo a respeito deste assunto em circunstância alguma", começou por responder.
Depois, referiu-se às suas relações pessoais com o antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado. "Apesar de, num momento de infelicidade, ter dito que ele era o meu melhor amigo, aquilo que é a realidade é que um primeiro-ministro não tem amigos. E quanto mais tempo exerce, devo dizer, aliás, menos amigos tem", contrapôs.
Neste contexto, o líder do Executivo acrescentou que o que Lacerda Machado "tenha feito ou não tenha feito neste processo", nunca o fez com a sua autorização, com o seu conhecimento, com a sua interferência. "E nunca por nunca falou comigo sobre este assunto", reforçou.